Hoje, o storage – armazenamento de dados – vai além do seu conceito. Entre as novas modalidades atreladas ao tema estão a virtualização de dados e o gerenciamento do ciclo de vida da informação, por exemplo.

Mas o que é virtualização de storage? Nada mais do que o processo de consolidar vários dispositivos físicos, de diversos fabricantes e reorganizá-los em agrupamentos virtuais, lógicos ou em unidades de armazenamento. Essas unidades são apresentadas ao sistema operacional (OS) para utilização por aplicativos ou pelos usuários finais apropriados.

Muitas empresas localizadas no World Trade Center, em Nova York, tiveram suas informações perdidas porque seus sistemas backup de armazenamento encontravam-se na outra torre, também destruída. Os prejuízos foram letais para algumas companhias, que não sobreviveram à perda de seu "patrimônio de dados", irrecuperável em tempo hábil para a retomada das operações.

O alto valor das informações de uma empresa reside principalmente na sua importância estratégica para operações e processos. Além disso, a sua imagem diante do mercado também demanda a necessidade de medidas de contingência em relação à sua rede de armazenamento. Além da garantia da integridade dos dados, necessita-se de rápida disponibilização das informações atualizadas. O risco de prejuízo direto ou indireto para a corporação e seus clientes em situações de falhas do banco de dados pode ser diminuído, se existir um sistema de backup adequado.